Programa Nacional de Formação continuada em Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Introdução à Educação Digital
Formadora: Raquel Lemos
Cursista: Dilma Paulino de Almeida
ATIVIDADES DE REFLEXÃO DA P. 40
Atualmente em todas as instituições e empresas a tecnologia é o motor que faz funcionar com mais eficiência e praticidade todo o trabalho. E na escola não é diferente, precisamos usar a tecnologia para facilitar os trabalhos administrativos e incluir professores, alunos e funcionários no mundo tecnológico por meio do acesso aos computadores, possibilitando também a todos, informação via internet.
Já havia comentado com colegas, a importância de saber manusear e conhecer os programas de computadores, pois facilitaria bastante ao realizar as nossas atividades cotidianas, escolares e profissionais.
Ao apresentar esses questionamentos aos colegas, todos acreditam ser muito interessante conhecer e ter acesso a essa tecnologia, no entanto nem todos têm a oportunidade de acesso.
Alguns mencionaram que a escola precisa preparar tanto os educando quanto os funcionários para o mercado de trabalho e principalmente mantê-los informados.
Sabe-se que o uso da tecnologia não favorece apenas o preparo para o mercado de trabalho existe muito mais conhecimentos e reflexões a cerca desse tema.
Síntese da p. 42.
A crise que estamos vivendo vai muito além do desemprego, pois está empregado é condição necessária, mas cada vez menos suficiente, para a cidadania.
É preciso superar a lógica da empregabilidade, pois a mesma não dá conta da sutileza e da complexidade da relação entre escola, tecnologia e sociedade. Ela não contribui para a construção de uma educação solidária e para o consumo ecologicamente sustentável.
Segundo Hugo Assman (1988), não basta educar a massa trabalhadora para alimentar a máquina produtiva. É preciso formar cidadãos críticos e aptos a construir uma sociedade solidária.
O uso das tecnologias nos processos educativos tem implicações que ultrapassam as salas de aula, pois favorecem grandes mudanças nesse período revolucionário. E essas mudanças não acontecem somente na educação, mas em toda a história da nossa civilização.
Com a invenção de algumas ferramentas expandiu a nossa capacidade de ação sobre o mundo. E as novas tecnologias ampliam essas capacidades. No entanto, as mudanças ocorridas vêm gerando também, profundas crises e desequilíbrios tanto na vida social quanto no meio ambiente. O mercado de trabalho também vem se transformando continuamente dando preferência a profissionais habilitados especificamente na área de informática. Sendo assim, temos que acompanhar o desenvolvimento tecnológico para não perdermos o espaço que ainda nos resta.
A tecnologia nos proporcionou avanços significativos em todas as áreas, mas o uso intensivo das mesmas está ocasionando problemas irreversíveis na vida das pessoas. No entanto se faz necessário reeducar as pessoas para o uso adequado dessa diversidade tecnológica para que não venha causar maiores prejuízos.
Atividade da p. 47
Eu e meus colegas de trabalho sentimos a necessidade de fazer uma reflexão a cerca da tecnologia, quando participamos de um Curso Técnico para funcionários de apoio “Profuncionário´´,no qual precisávamos conhecer e manusear computadores para a realização de pesquisas e atividades propostas. No entanto tivemos muitas dificuldades a ter acesso a essa tecnologia que, já em parte havia chegado até nós, mas ainda não estava sendo usada corretamente, pois o acesso era bastante restrito.
atividade 1.1
Momento 2
Conheço várias escolas que possui laboratório de informática. Esses laboratórios são de uso dos professores, alunos e funcionários. É mais utilizado pelos alunos para fazerem pesquisas e conhecer o funcionamento dos mesmos.
Pode-se observar que, todos os alunos gostam de trabalhar com os computadores, pois para eles ainda é novidade.
Em nossa escola está se discutindo a respeito da criação de uma disciplina de informática, mas até o momento ainda não foi criada.
Grandes mudanças ocorreram com a chegada do laboratório em nossa escola no tocante à construção do conhecimento, pois possibilitou um avanço significativo tanto nos trabalhos pedagógicos dos professores, quanto na aprendizagem dos alunos.
O uso das TIC está promovendo a capacidade dos alunos de serem críticos e criativos, porém necessita de um maior incentivo de uso adequado, freqüente e produtivo através da criação de uma disciplina específica.
O uso da tecnologia de informática melhorou significativamente a aprendizagem dos alunos e também dos profissionais da educação, porque permite a ambos e principalmente aos alunos a busca por conhecimentos e informações que lhes são necessários no dia a dia escolar.
Percebe-se que as crianças de hoje, são mais criticas porque desde pequenas interage e tem acesso às tecnologias atuais.
MEMORIAL
No dia 17/05/2011 iniciou- se o Curso Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (PROINFO Integrado) na EMARS – Escola Municipal Ana Ribeiro de Sousa, situado à Rua Açaí, Centro de Serra Nova Dourada-MT.
O Proinfo Integrado congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o Curso Introdução à Educação Digital (40h), o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC (100h) e o Curso Elaboração de Projetos, os quais têm o objetivo de inserir as tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente: promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral, dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da Educação Básica.
A formadora responsável pelo desenvolvimento deste curso é a Professora Raquel Lemos, licenciada em Pedagogia pela UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso.
O Curso o qual participo Introdução à Educação Digital (40h) é direcionado aos funcionários de apoio o qual promove a aquisição de conhecimentos básicos para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores.
ATIVIDADE 5.1
A palavra chave que sintetiza o texto é cooperação.
ATIVIDADE 5.4
O vocábulo holocausto tem origens remotas encontrado em referências bíblicas tendo como significado rituais e sacrifícios de animais em oferenda a Deus e recetemente tambem atribuido a rituais humanos pelos nazistas.
Não há indícios de quem criou o texto com esse vocábulo,mas a versão mais antiga foi ás 05:00 h 53 min. do dia 09 de outubro de 2010 e a mais recente ás 17:00 h e 46 min. do dia 07 de outubro de 2011. O texto é uma tradução dos estudos sobre o tema abordado.
ATIVIDADE 5.1
A palavra chave que sintetiza o texto é cooperação.
ATIVIDADE 5.4
O vocábulo holocausto tem origens remotas encontrado em referências bíblicas tendo como significado rituais e sacrifícios de animais em oferenda a Deus e recetemente tambem atribuido a rituais humanos pelos nazistas.
Não há indícios de quem criou o texto com esse vocábulo,mas a versão mais antiga foi ás 05:00 h 53 min. do dia 09 de outubro de 2010 e a mais recente ás 17:00 h e 46 min. do dia 07 de outubro de 2011. O texto é uma tradução dos estudos sobre o tema abordado.